Sou tempestade, calmaria e furacão, tudo ao mesmo tempo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Meu intercâmbio

Um dos maiores aprendizados que meu intercambio me proporcionou foi perceber que cada decisão que tomamos pode mudar tudo para sempre. Entre tantos e tantos planejamentos e intercâmbios quase comprados e sempre desistidos em cima da hora, eu tive a coragem de fechar meu intercambio um mês antes pro dia 3 de dezembro de 2016 ao dia 11 de fevereiro de 2017. Sim, passei um período de nem 2 meses, nem 3, quebrado mesmo. Não foi no verão e eu estava indo conhecer as melhores praias da minha vida. Tranquei a faculdade na metade do período pra fazer a viagem sem terminar o semestre. Era tudo errado, tudo em cima da hora, tudo sem planejamento... Foi tudo exatamente como tinha que ser. Eu fui pra minha viagem completamente sozinha e sem ter certeza alguma de que ia encontrar no meu caminho as pessoas que encontrei, mas fui. Foi tudo além do que eu esperava que fosse. E hoje eu me pergunto tantas e tantas vezes: e se eu tivesse fechado essa viagem em 2013? Ou 2014? Ou 2015? Eu fiz orçamentos em todos esses anos, tudo combinado, preparado e com muito mais precisão de que daria tudo certo. Hoje eu sei que chegou na hora certa a coragem de largar todos os problemas no passado e partir pra explorar o desconhecido no mundo e o desconhecido dentro de mim. Eu tenho essa certeza não porque meu intercambio foi tudo certinho, sem erro e sem problemas, e sim porque eu consigo sentir que apesar de todos os problemas, ABSOLUTAMENTE tudo valeu a pena e digo isso sem medo de errar. Passei por tanta dificuldade e tive que resolver tudo sozinha, logo eu que nunca andei com meus pés e que sempre tive todo mundo do meu lado pra dividir as minhas dores. Andei só, chorei baixinho pra ninguém saber, resolvi meus problemas, me conheci e ouso dizer que me descobrir tão profundamente foi uma das partes mais bonitas do meu aprendizado. Não foi fácil, foi mais difícil do que eu pensava. Cheguei a fraquejar e pensar em desistir, mas ainda bem que tudo conspirou a favor de eu continuar minha viagem e dividir sorrisos e alegrias com meus amigos de alma.
Aprendi também que sou capaz de me apegar a amigos em uma rapidez e de uma forma que eu não sabia que era. Eu sabia que tudo que eu estava vivendo era diferente, era uma outra vida, tudo MUITO mais intenso, quase alcançava meus moldes de intensidade. Mesmo sabendo, eu não estava preparada pra gostar assim e pra depois ter que me despedir gostando (mesmo que eu tente colocar na cabeça que foi só um “te vejo em breve”). As pessoas mais lindas do mundo estavam do meu lado, dividindo passeios, descobertas, brincadeiras e até sorrindo de mim mesmo quando por dentro queriam me matar por ter guiado o passeio todo errado e termos perdido um dia inteiro. Elas são as pessoas mais lindas que encontrei sim e ai de quem ousar dizer pra mim o contrário. Sei que não poderiam ter aparecido pessoas melhores, eu não tenho absolutamente NADA a pedir mais ou reclamar, só agradecer. Agradecer pela raiva que eu conseguia passar nos guris com minhas brincadeiras, agradecer pelos puxões de orelha da minha melhor amiga que me fizeram crescer e até aprender a andar de ônibus, agradecer pelos amigos que limparam meu rosto quando caia lagrima contida e até me faziam sorrir no meio do choro, agradecer pela embriaguez compartilhada e até pelas conversas mais bestas que tivemos.
No meu último dia, o que mais me doía era olhar pra tudo: a cidade, a natureza que trazia uma paz imensa, todas pessoas que estavam ali juntas morando no mesmo hotel, os recepcionistas, a guarda-bruxa chata... Tudo junto, tudo do jeito que deveria ser, sem tirar nem colocar nada nem ninguém. Olhar pra tudo isso me fez ter a certeza que ciclos começam e terminam e aceitar que ele termine, por mais que doa, é essencial. Terminou, não vou viver a mesma coisa, do mesmo jeito de novo, mas o que eu posso fazer é guardar absolutamente tudo no lugar mais especial do meu coração e levar comigo, sabendo que eu não sou mais a mesma por todos os aprendizados que tive e por todas as pessoas SENSACIONAIS que conheci.
Eu precisava viver tudo que vivi, do pior ao melhor. Eu hoje sou 100% mais feliz do que era e metade de mim é saudade. A outra? CERTEZA de que o mundo é pequeno e as diferenças são insignificantes quando se tem amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário